Projetos de Extensão
Programa de Extensão - “Gestão do Cuidado e Mídias Digitais em Redes Sociais”
Coordenação: Geisa Colebrusco de Souza Gonçalves
Vice- coordenação: Patricia Bover Draganov
Resumo do Programa:
As mídias digitais são ferramentas rápidas, interativas e efetivas considerando seu potencial de comunicação. Quando associadas às mídias sociais favorecem e ampliam o intercâmbio de informações, com possibilidades de democratização à medida que articulam os espaços de fala e engajamento de diferentes segmentos como a universidade e a comunidade. A sociedade tem utilizado rotineiramente as mídias sociais para encontrar respostas aos questionamentos acerca dos processos de saúde-doença. Considerando esse contexto, a universidade deve adentrar às mídias sociais como campo fértil para comunicação científica, por meio de linguagem que seja capaz de atingir o receptor de modo a produzir novos hábitos que se traduzam em saúde e cuidado. Nessa perspectiva, o objetivo do programa “Gestão do cuidado e mídias digitais em redes sociais” é promover comunicação científica de temas relacionados à gestão do cuidado, por meio da produção de recursos audiovisuais variados (podcast, cartuns, histórias em quadrinhos, vídeos e cordéis digitais) como forma de atividades curriculares de extensão, que serão desenvolvidas pelos estudantes de graduação nas Unidades Curriculares do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem (DASSE) com vistas ao atendimento da Resolução n° 7, de 19 de dezembro de 2018 do MEC (Brasil, 2018). Desta forma, se pretende como objetivos específicos:
Planejar e produzir podcast sobre temas de saúde do trabalhador de saúde e de enfermagem, ampliando sua capacidade crítica-reflexiva e resolutiva no que tange aos problemas de saúde desses profissionais (Projeto Florencast);
Planejar e produzir cartuns ou história em quadrinhos, sobre temas de recursos físicos à sustentabilidade, conforto e bem-estar (Cartoon Nightingale);
Planejar e produzir vídeos rápidos sobre competências gerenciais e o impacto na qualidade e segurança em saúde (QualiEnf Vídeo) e;
Planejar e produzir cordéis digitais para divulgar a história da saúde e da Enfermagem brasileira e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) (CordEnf - História da Enfermagem).
Os resultados esperados envolvem a formação de enfermeiros sensíveis às necessidades da sociedade em construção conjunta de soluções, por meio da entrega de conteúdos baseados em evidências científicas, de forma crítica, reflexiva, acessíveis e de interesse público, em formatos mais ágeis do que os artigos científicos; desenvolvimento da literacia digital de estudantes e sociedade, promover a interação social com a ampliação dos canais de comunicação entre os segmentos: sociedade e universidade.
Tradução para o Brasil do Material "Segunda Vítima do COVID-19"
O material apresentado foi elaborado por pesquisadores e profissionais de saúde da Espanha que buscaram uma forma de auxiliar profissionais que estão na linha de frente do cuidados com as vítimas do COVID-19, dando suporte psicossocial e minimizando os efeitos do estresse que a situação demanda. O processo de adaptação e tradução para o português do Brasil foi realizado por uma equipe de docentes e enfermeiros com autorização dos autores.
O conteúdo original pode ser consultado pelo site https://segundasvictimascovid19.umh.es/p/inicio.html
Apresentação
Os profissionais de saúde envolvidos no atendimento de pessoas infectadas com sars-cov-2 (covid-19) que apresentam uma evolução tórpida da doença, possivelmente agravada pelas condições de saúde subjacentes, podem apresentar distúrbios emocionais que colocam em risco seu bem-estar psicológico e saúde mental, além de afetar seu desempenho profissional.
Por outro lado, além do agravamento clínico dos pacientes em particular, esses profissionais estão continuamente expostos a uma situação extrema e estressante, devido a múltiplos fatores (alarme social, falta de recursos, sobrecarga dos serviços, incertezas, etc.). Da mesma forma, eles também estão em contato direto com pessoas doentes com covid-19 e têm maior probabilidade de se tornar a primeira vítima uma vez que estão expostos a um alto risco de contrair o vírus.
O MOTIVO DESTE SITE
A pandemia de sars-cov-2 (covid-19) está gerando alta pressão na assistência à saúde e requer decisões críticas em um ambiente de extremo alarme social e com várias condições adversas que causam sobrecarga emocional, reações de estresse agudo e outros transtornos afetivos ou reações psicossomáticas em profissionais de saúde.
O cenário atual nos faz pensar em muitas situações críticas, que são produzidas em função da sobrecarga vivenciada, que são distintas conforme o hospital, sendo que alguns estão totalmente sobrecarregados.
É imperativo agir para combater o efeito devastador entre os profissionais de saúde e aqueles que apoiam este trabalho. é importante que os profissionais sintam-se apoiados e com força moral para que a assistência prestada não seja mais comprometida. Dessa necessidade surgiu a ideia deste site e seu conteúdo.
METODOLOGIA
Os recursos disponíveis vêm se desenvolvendo rapidamente na última semana e a partir da troca de experiências e dos resultados de intervenções elaboradas e implementadas em diferentes hospitais e áreas de atenção primária, os resultados do projeto em segundas vítimas (FIS referências PI13 / 0473 e PI13 / 01220) e a revisão expressa da literatura, principalmente a partir da experiência de Hunan e Wuhan (China).
Essa proposta é resultado do trabalho de uma equipe multi e interdisciplinar que começou com a identificação de situações problema mais prementes para, em segundo lugar, propor intervenções visando orientar possíveis ações, uma vez que a velocidade e as demandas da situação podem mudar rapidamente.
Essas situações problemas e os recursos que apresentamos podem ser extensíveis a outros sistemas de saúde de outros países que, infelizmente, também compartilham essa terrível pandemia.
As propostas publicadas neste site são, portanto, uma combinação de boas práticas, experiência acumulada e referências apontadas para enfrentar o impacto emocional das consequências dessa pandemia nos profissionais do sistema de saúde.
AUTORES
Profissionais de saúde e acadêmicos de universidades de diferentes comunidades autônomas que trabalham com um objetivo comum: fornecer uma resposta global ao problema das segundas vítimas da epidemia de SARS-CoV-2 (COVID-19).
José Joaquín Mira Solves - Universidad Miguel Hernández, Alicante
Ángel Cobos Vargas - Hospital Universitario Clínico San Cecilio de Granada.
Olga Beatriz Martínez García - Hospital Universitario Clínico San Cecilio de Granada.
Mª José Bueno Domínguez - Grup SAGESSA, Reus.
Mª Pilar Astier Peña - Centro de Salud “La Jota”, Zaragoza.
Pastora Pérez Pérez - Sociedad Española de Calidad Asistencial.
Irene Carrillo Murcia - Universidad Miguel Hernández, Elche.
Mercedes Guilabert Mora - Universidad Miguel Hernández, Elche.
Virtudes Pérez-Jover - Universidad Miguel Hernández, Elche
César Fernández Peris - Universidad Miguel Hernández, Elche.
María Asunción Vicente Ripoll - Universidad Miguel Hernández, Elche.
Julián Vitaller Burillo - Dirección Territorial Sanidad, Alicante.
Juan Francisco Herrera Cuenca - Hospital General Universitario de Elda
Matilde Lahera Martín - Osasunbidea, Pamplona.
Carmen Silvestre Bustos - Osasunbidea, Pamplona
Susana Lorenzo Martínez - Hospital Universitario Fundación Alcorcón, Madrid.
Ascensión Sánchez Martínez - Hospital General Universitario Reina Sofía, Murcia.
María Luisa Torijano Casalengua - Servicio de Salud Castilla-La Mancha, Toledo.
Jimmy Martín-Delgado - FISABIO, Alicante.
Bárbara Marco - Zona de salud de Calatayud, Zaragoza.
Cristina Abad Bouzán - Coordinadora de Salud Mental del sector sanitario Calatayud.
Equipe de tradução
Profa. Dra. Elena Bohomol
Profa. Dra. Lucia Marta Giunta
Prof. Dr. Manoel Carlos Pietro Vellhote
Enfa. Dra. Lucíola Demery Siqueira
Enfa. Me. Rosana Figueira Fogliano
Situações Problema
O cenário atual produz muitas situações críticas, com diferentes níveis de impacto nos profissionais em função da pressão assistencial e da sobrecarga emocional a que estão sujeitos.
No país como um todo, encontramos hospitais que atendem a um grande contingente de pacientes, enquanto outros estão totalmente lotados por casos confirmados de COVID-19.
Esta página web reúne as experiências, vivencias e revisão de literatura recente sobre a pandemia de SARS-CoV-2. Além disso, traz uma lista de recursos elaborados por meio de sessões de consenso entre profissionais de linha de frente no tratamento de pacientes com o COVID-19, gerentes de instituições de saúde e membros da equipe de pesquisa espanhola sobre segundas vítimas.
A classificação das situações problemas identificadas aborda as seguintes categorias: Fator Humano; Estressores ambientais e outros específicos da situação de crises; Reações de medo ou pânico; Organização de recursos humanos e materiais; e, Tomada de decisão relacionada às questões assistenciais.
Nas abas seguintes, serão detalhadas das situações problema identificadas por categoria.
Impotência em observar comportamentos imprudentes em pacientes e acompanhantes (geralmente por desconhecimento) e falhas (por cansaço, sobrecarga emocional, falta de concentração, etc.)
Falhas involuntárias são cometidas (que podem levar a eventos adversos)
Sentimentos de impotência, irritabilidade e dúvidas da própria capacidade, gerando novas situações de risco para os pacientes.
Impotência e insatisfação ao ver como os pacientes sentem medo ao saberem que estão doentes por COVID-19, solidão pois ficam sem acompanhantes e, em alguns casos, por morrerem sozinhos. Entre os profissionais é uma situação que está causando um impacto profundo.
Identificação das necessidades
Com a ajuda de profissionais de saúde que estão na linha de frente no tratamento de pacientes com COVID19, identificamos um conjunto de situações problema que eles enfrentam e que desencadeiam novas necessidades que, dado o desequilíbrio entre demanda e resposta e sua rápida evolução, eles se tornam difíceis de enfrentar em toda a sua extensão.
Essas informações e a revisão da literatura recente sobre as experiências dos hospitais de Wuhan e Hunan (China) nos levaram a desenvolver um conjunto de recursos que contribui para dar uma resposta aos problemas afetivos e ao estresse agudo que os profissionais de saúde e de apoio sofrem durante o trabalho assistencial.
Como recomendamos o uso deste guia:
A seguir, para cada situação problema são identificadas as necessidades e recursos para enfrentá-los.
1) Explorar as situações problema que melhor refletem nossa situação.
2) Buscar as necessidades e identificar aquelas que se assemelham à nossa situação.
3) Uma vez identificadas as necessidades, clique no recurso para consultar a recomendação
Estado de incerteza a respeito da situação provocada pela crise do COVID-19 - Necessidades 01, 02 e 03
Trabalhar temporariamente em ambientes assistenciais para as quais não recebeu o treinamento adequado seja devido à nova contratação de funcionários ou à transferência para ambientes assistenciais mais complexas, o que favorece a insegurança e o estresse agudo - Necessidades 04 e 05
Mudanças nas instruções sobre os aspectos organizacionais e processuais, somadas às inconsistências na cadeia de comando causadas pelas rápidas mudanças que ocorrem em todas as crises - Necessidades 02, 03 e 09
Redução de recursos humanos, devido à ausência de profissionais por exposição aos riscos, o que os obriga a prolongar a jornada de trabalho, aumentar a frequência de turnos e reduzir o tempo de descanso físico e mental. Substituições rápidas por ausência de colegas devido ao isolamento doméstico ou adoecimento - Necessidades 02, 05 e 08
Dissolução de equipes de trabalho consolidadas devido à incorporação de novos profissionais, sobrecarregando, ainda mais, os profissionais mais experientes - Necessidades 03, 04 e 09
Pacientes de outras patologias (não COVID-19) que não recebem a mesma atenção que até então recebiam devido às novas prioridades de cuidados - Necessidades 01 e 03
Conflitos na equipe antes da crise que podem surgir agora como resultado da distribuição de tarefas em situações extremas - Necessidade 04
Impotência e irritabilidade ao se observar comportamentos imprudentes em pacientes e acompanhantes (geralmente devido ao desconhecimento) e falhas assistenciais (devido ao cansaço, emoções negativas, etc.). Falhas involuntárias que podem levar a eventos adversos. Enfrentar a angústia do isolamento estrito de pacientes hospitalizados com COVID-19 e ver que alguns deles morrem sozinhos - Necessidades 05 e 06
Estar trabalhando em uma situação de risco biológico especial. Risco que pode contagiar pacientes, colegas e os familiares com quem se convive - Necessidade 07
Ver-se sobrecarregado, com períodos de duração cada vez maiores, sem poder comentar com ninguém, para não parecerem fracos - Necessidades 05, 06 e 07
Não ter um horizonte claro de quanto tempo "isso vai durar" - Necessidades 01, 02 e 05
Medo de saber que um colega entra em uma situação de vigilância passiva ou isolamento doméstico. Medo de infectar a família e ou aqueles que estão próximos - Necessidade 07
Ver-se na obrigação de aplicar os sistemas Triagem e tomar decisões reservadas para situações de grandes catástrofes com um alto componente de escolha ética - Necessidades 05, 06 e 09
Pós-Crise - Necessidade 10
Necessidades identificadas e recursos para resolução
A seguir, apresentamos um Conjunto de Recursos para mitigar o estresse agudo associado à situação de crise causada pelo COVID-19.
Esses 19 RECURSOS foram pensados como propostas de intervenção para responder às necessidades identificadas. Para cada necessidade, são enumeradas as diferentes propostas recomendadas.
Informação atualizada e compreensível (natureza do vírus e estado de disseminação, situação geral do epicentro do COVID-19
Informação sobre recursos humanos, EPI e equipamentos sanitários disponíveis
Visualizar coordenação, critério de unidade, normalização.
Oferecer segurança aos profissionais recém-contratados e a profissionais mobilizados de outros serviços após treinamento expresso.
Alívio e apoio emocional ao pessoal sobrecarregado.
Alívio e apoio emocional a serviços e unidades sob estresse extremo.
Recuperar profissionais com dúvidas e medos.
Profissionais em isolamento domiciliar e com sentimentos de desamparo devido à situação em que seus colegas estão.
Fortalecer a capacidade de liderança.
Gerenciar a Pós-Crise tomando a si, agora, a iniciativa de não ficar atrás da SARS-CoV-2.
Projeto de Extensão Gestão do Cuidado e Mídias Sociais - Florencecastepe
florencastepe
A proposta deste projeto é a criação e distribuição de conteúdos digitais denominado como podcasting por meio da elaboração de Podcasts, termo utilizado para definir programas e episódios de áudios.
Na área de saúde, observa-se um aumento do número de tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a mídia digital no formato de podcasts é bastante promissora para disseminar o conhecimento e dialoga com uma população cada vez mais conectada.
Neste projeto há duas comunidades bastante distintas, a primeira é aquela que propõe a ação extensionista, a comunidade acadêmica, a segunda, aquela comunidade que pode ser nominada como público-alvo dessa ação extensionista, no caso deste projeto, profissionais da área da enfermagem.
Professores Responsáveis pelo Projeto: Profa. Dra. Geisa Colebrusco S. Gonçalves e Enfa. Lucíola D' Emery Siqueira.
Professores Participantes: Prof. Dr. Alexandre P. Balsanelli; Profa. Dra. Elena Bohomol; Profa. Dra. Lúcia M. Giunta da Silva; Profa. Dra. Magaly C. F. Reichert; Profa. Dra. Patrícia B. Draganov; Profa. Dra. Vanessa R. Alves; Enfa. Me. Rosana Fogliano.
Em consonância com o objeto de pesquisa e ensino deste departamento, do perfil dos estudantes de graduação, e a adoção de mídias que possam ser acessadas a qualquer tempo e a partir de qualquer aparelho eletrônico como computadores, tablets, smartphones.
Espera-se que o projeto amplie a capacidade extensionista da universidade e desenvolvam nos estudantes habilidades de construção de conteúdo digital, para que esse processo contribua tanto na sua própria formação, como no alcance das informações e conhecimentos produzidos na universidade, por meio da disseminação de informações baseadas em pesquisas recentes e evidências científicas que dialoguem com a sociedade.
Com a criação de conteúdo digital sobre a temática de gerenciamento e administração de serviços de saúde e de enfermagem por meio de Ferramentas Digitais, neste caso os Podcasts, espera-se obter impactos positivos sobre a gestão dos serviços de saúde, pela promoção de informações e boas práticas para a saúde do trabalhador.
Os conteúdos serão gravados e editados por meio de plataformas gratuitas disponibilizadas na web. A divulgação será feita pela rede social Instagram®.
Código Proec: 18267
Utilize a câmera do seu celular para ler o QR code e conheça os conteúdos dos Podcasts que já estão disponíveis
Referências
Vicente E. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In: Soares RL, Silva G (org). EMERGÊNCIAS PERIFÉRICAS EM PRÁTICAS MIDIÁTICAS. São Paulo: ECA/USP, 2018. p. 88-107.
Aghababaeian H, Araghi Ahvazi L, Moosavi A, Ahmadi Mazhin S, Tahery N, Nouri M, Kalani, L. (2019). Triage live lecture versus triage video podcast in pre-hospital students’ education. African Journal of Emergency Medicine, 9(2), 81–86. https://doi.org/10.1016/j.afjem.2018.12.001
Phillips, B. (2017). Student-Produced Podcasts in Language Learning – Exploring Student Perceptions of Podcast Activities. IAFOR Journal of Education, 5(3), 157–171. https://doi.org/10.22492/ije.5.3.08
Scutter, S., Stupans, I., Sawyer, T., & King, S. (2010). How do students use podcasts to support learning? Australasian Journal of Educational Technology, 26(2), 180–191. https://doi.org/10.14742/ajet.1089
Projeto Cartoon Nightingale
Design baseado em evidências de sustentabilidade, saúde e bem-estar
A proposta deste projeto será o desenvolvimento e distribuição de artes visuais, a partir da análise de potenciais fragilidades e propostas de melhorias, das estruturas arquitetônicas dos ambientes de saúde, na perspectiva da qualidade e segurança, fundamentada no design baseado em evidências de sustentabilidade, saúde e bem-estar.
As artes visuais fazem parte de uma categoria da área artística que estabelece as várias formas de expressões visuais. As cores e as formas são os principais elementos de apreciação das suas manifestações. A palavra visual é originária do latim visualis e significa exatamente o que é relativo à visão. Por isso, as artes visuais se relacionam com a linguagem visual. Nessa área, a comunicação com humor visualmente é denominada “gags visuais”. O cartum faz parte das "gags visuais", e é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.
O cartum não se limita necessariamente a criticar, podendo também provocar o humor, reflexões e proposições. De modo geral, o cartum está associado a fatos e textos atemporais e retrata um conjunto de informações. O tema do cartum revela o cotidiano por meio da linguagem verbal e não-verbal, contudo, geralmente, a primeira se revela com maior intensidade.
Professores Responsáveis pelo Projeto: Profa. Dra. Patrícia B. Draganov e Profa. Dra. Vanessa R. Neves.
Professores Participantes: Prof. Dr. Alexandre P. Balsanelli; Profa. Dra. Elena Bohomol; Profa. Dra. Geisa Colebrusco S. Gonçalves; Profa. Dra. Lúcia M. Giunta da Silva; Profa. Dra. Magaly C. F. Reichert; Enfa. Me. Rosana Foglilano.
Os serviços de saúde buscam padrões de alta qualidade envolvendo recursos, processos e resultados, para tanto utilizam ferramentas e indicadores para mensuração, monitoramento e melhoria dos resultados e para sustentar a tomada de decisão. Esta abordagem deu subsídio para a Medicina Baseada em Evidências (MBE).
A qualidade no campo de serviços de saúde está relacionada a um sistema articulado de variáveis interdependentes, em que fatores mais ou menos complexos interagem em uma visão multidimensional. A arquitetura é considerada uma variável estrutural importante que contribui para a qualidade na promoção da saúde e bem-estar, porém para que isso se concretize, as decisões sobre o desenho das unidades de saúde devem se basear nas melhores informações disponíveis em pesquisas sobre design baseado em evidências (EBD).
O EDB surgiu dos estudos de Ulrich, que comprovou a relação da arquitetura com a saúde e bem-estar, resultando em redução da ansiedade, da pressão arterial, das necessidades de medicação para dor, melhora do curso pós-operatório e diminuição do tempo de internação. As variáveis do ambiente construído relacionadas à saúde e bem-estar, interagem produzindo resultados nos pacientes, na equipe de saúde e na organização.
Nesse sentido, conhecer o perfil dos ambientes de saúde e estudar DBE, para propor soluções estruturadas por meio de cartuns poderá, ao mesmo tempo, estimular o raciocínio crítico e reflexivo, além de oferecer opções divertidas e discretas de boas práticas em sustentabilidade, saúde e bem-estar para a comunidade, por meio de mídia digital.
Refletir sobre as variáveis dos ambientes de saúde em função da sustentabilidade, saúde e bem-estar e realizar sua releitura com propostas resolutivas, por meio de cartuns, oferecerá subsídios para o desenvolvimento da aprendizagem significativa do discente.
Aguarde, em breve divulgaremos as produções desse projeto.
Código Proec: 20060
Referências
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Teixeira A. Educação e mundo moderno. São Paulo: Nacional; 1969. p. 9.
Brasil. Ministério da Educação (BR). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília; 1996.
Brasil. Conselho Nacional De Educação. Parecer CNE/CES nº 1.133/2001, aprovado em 7 de agosto de 2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição.
Brasil. Conselho Nacional De Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
Brasil. Conselho Nacional De Educação. Resolução CNE/CES 7/2018. Institui as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e dá outras providências.
de Aragão, Verônica Palmira Salme. Charge e Cartum: Uma Perspectiva Semiolingüística do Discurso. http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_087.pdf
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